Atualizações sobre o serviço OneDrive, disponibilizado pela Microsoft
Durante o período da pandemia de Covid-19, a Microsoft liberou o acesso à assinatura ao Microsoft Educacional, que inclui diversas ferramentas corporativas, dentre elas o OneDrive, com espaço de armazenamento ilimitado. No entanto, recentemente, a Microsoft iniciou processo para limitar o acesso a algumas ferramentas previamente disponíveis, o que gerou uma redução no espaço de armazenamento disponível para as universidades, incluindo a UFSC.
Assim, de acordo com as novas políticas de mercado da Microsoft, a UFSC foi notificada que a partir de 1º de agosto passaria a contar com um limite total de 100TB para todos os usuários da instituição. No entanto, a SeTIC já tem recebido relatos de diversos usuários sobre uma redução antecipada do espaço no OneDrive. Após estes questionamentos, foi verificado junto à Microsoft que o processo de redução do espaço de armazenamento teve início em 1º de fevereiro e segue em implementação.
Diante disso, a SeTIC está ajustando os novos limites de espaço de armazenamento a serem disponibilizados para discentes, docentes e servidores técnico-administrativos, de acordo com o volume total de 100TB, que abrange os serviços OneDrive, Exchange e SharePoint somados.
Para mitigar os impactos desta mudança, a SeTIC disponibiliza aos usuários o serviço Arquivos.ufsc.br para armazenamento de arquivos institucionais. Este serviço é similar ao OneDrive e pode ser uma alternativa viável para suas necessidades de armazenamento. Mais informações sobre este serviço estão disponíveis aqui.
Em paralelo, a SeTIC tem buscado uma solução de assinatura para este tipo de serviço. No entanto, considerando que nossa comunidade é composta por cerca de 50 mil pessoas e que a contratação deste tipo de serviço configura um valor alto, ainda não foi identificada uma solução exequível e vantajosa para a Administração Pública.
Agradecemos pela compreensão e permanecemos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.