Documento de Oficialização de Demanda de equipamentos de TIC

Nesta página você encontrará todas as informações sobre o levantamento de demanda de equipamentos de TIC, por meio de Documento de Oficialização de Demanda – DOD, para os seguintes equipamentos: notebooksdesktops, monitores e dispositivos de armazenamento de dados. Outros equipamentos de TIC, considerados soluções de TIC pelo Anexo II da Instrução Normativa SGD/ME nº 94, de 23 de dezembro de 2022, devem ser adquiridos diretamente pelas unidades conforme os procedimentos e o calendário do Departamento de Compras.

 

1 – Orientações e calendário

Após o levantamento das necessidades de equipamentos, considerando pertinência e razoabilidade, cada Centro de Custos deve:

  1. Preencher os formulários com as demandas consolidadas de suas unidades;
    1. Deverá ser preenchido um DOD por tipo de equipamento;
    2. Cada DOD deve contemplar as demandas de determinado equipamento para todo o Centro de Custos.
  2. Coletar assinaturas digitais do servidor de TI responsável da Unidade (quando houver) e Direção da Unidade (gestor do centro de custos).
    1. No caso das Unidades Acadêmicas, as demandas devem ser analisadas e validadas pelo Técnico de TI da unidade requisitante.
  3. Encaminhar os DODs via solicitação digital no sistema SPA, até o prazo estabelecido pela SeTIC. Os dados para cadastro no SPA constam no início dos formulários.
    1. O envio de DODs será somente pelo Centro de Custos.
  4. Acompanhar a solicitação digital no SPA e prestar esclarecimentos, quando solicitado.
  5. Acompanhar as demandas registradas pela SeTIC, até a distribuição dos equipamentos.
  6. Após o processo licitatório, as unidades que possuem recursos financeiros devem solicitar autorização para empenho pelo e-mail , até o limite do quantitativo de seus DODs.

Calendário de envio dos DODs

Ano de inclusão da demanda no Calendário de Compras

01/01/2023 a 01/03/2023

2024

01/02/2024 a 20/02/2024

2024 (período de ajustes, conforme OF C 01.2024.SETIC.SEPLAN)

13/01/2025 a 14/02/2025

2025

12/01/2026 a 13/02/2026

2026

As demandas enviadas em 2023 (conforme Anexo do OF C 1/2024/SeTIC/SEPLAN) estão elencadas aqui e também podem ser consultadas pelo Acompanhamento de DODs.

 

2 – Configurações dos equipamentos

Configuração de computadores, monitores e tablets
Equipamento Memória Processador Disco rígido
Desktop básico 16 GB Core i3 ou equivalente 500 Gb SSD
Desktop avançado 16 GB Core i5 ou equivalente 500 GB SSD
Desktop engenharia 32 GB Core i7 ou equivalente 1 TB SSD
Notebook básico 8 GB Core i3 ou equivalente 500 GB SSD
Notebook avançado 16 GB Core i5 ou equivalente 500 GB SSD
Monitor básico 23″
Monitor avançado 27″

A escolha do equipamento será determinada pelo seu uso, sendo recomendado:
Equipamentos básicos: Atividades administrativas, como documentos de textos, planilhas, navegador, MATL, SARF, CAPG, CAGR, etc;
Equipamentos avançados: Laboratórios de pesquisa ou finalidades específicas que demandem maior poder de processamento;
Equipamentos de engenharia: Laboratórios de engenharia ou finalidades específicas que demandam maior poder de processamento.

 

3 – Formulário para o encaminhamento das demandas

Documento de oficialização de demanda de desktops, notebooks e monitores*

*Os DOD de desktops não contemplam monitores. Casso essa seja sua necessidade, preencha o DOD específico para monitor. 

Documento de oficialização de demanda de dispositivos de armazenamento de dados

  • SSD SATA – 1 TB
  • SSD NVMe M.2 M Key – 1 TB
  • HD SAS – 16 TB

 

4 – Consulta às demandas já registradas

Para verificar a situação de uma demanda já registrada, utilize este link.

Efetue a busca utilizando o código informado pela SeTIC pelo sistema SPA, na resposta da solicitação digital do DOD em questão. Conforme divulgado no ofício, todas as demandas recebidas até esta divulgação, ou seja 04/10/20, foram canceladas e precisam ser reenviadas.

5 – Desenho do processo

Clique na imagem abaixo para visualizar o fluxo completo dos DODs de computadores.

6 – Contato para esclarecimento de dúvidas

Em caso de dúvidas, entre em contato por um dos e-mails abaixo, a depender do assunto:

  • Questões técnicas sobre computadores, monitores e tablets (especificação da necessidade ou do item a ser demandado):
  • Questões técnicas sobre dispositivos de armazenamento (especificação da necessidade ou do item a ser demandado):
  • Questões administrativas (inclusive quanto ao andamento das demandas):