Documento de Oficialização de Demanda de equipamentos de TIC
Nesta página você encontrará todas as informações sobre o levantamento de demanda de equipamentos de TI, por meio de Documento de Oficialização de Demanda – DOD, para os seguintes equipamentos: notebooks, desktops (CPUs), monitores e dispositivos de armazenamento. Demandas de outros equipamentos de TIC, considerados soluções de TIC pelo Anexo II da IN SGD/ME nº 1, de 4 de abril de 2019, devem ser adquiridos diretamente pelas unidades conforme os procedimentos e o calendário do Departamento de Compras.
O novo procedimento para encaminhamento das demandas das Unidades à SeTIC foi divulgado pela Secretaria de Planejamento – SEPLAN – por meio do Ofício Circular 2/SEPLAN/UFSC/2020.
Nesta página você encontrará as seguintes informações (clique no título numerado para ver a sessão desejada):
- Orientações e calendário
- Formulários para o encaminhamento das demandas
- Consulta às demandas já registradas.
- Desenho do processo
- Contato para esclarecimento de dúvidas
1 – Orientações e calendário
Conforme o Ofício 87/SETIC/SEPLAN/2020, divulgado pela SEPLAN por meio do Ofício Circular 2/SEPLAN/UFSC/2020 em 05/10/2020, foram definidas as seguintes mudanças no procedimento de envio das demandas de computadores: a) revisão excepcional e reenvio de todas as demandas para 2021 até 31/10/2020; b) estabelecimento de período anual para envio de DODs de computadores e monitores para o ano seguinte – de 1º de janeiro à 1º de março; c) envio de um único DOD por motivo e tipo de equipamento, por unidade; e d) necessidade da análise das demandas pelo Técnico de TI da unidade requisitante.
Em resumo, as Unidades Administrativas e Acadêmicas da UFSC devem realizar as seguintes atividades relacionadas aos DODs de computadores:
- Levantamento da necessidade de computadores da Unidade para o ano seguinte.
- Análise administrativa e técnica.
- Preenchimento dos formulários.
- Coleta de assinaturas digitais: responsável pela TI da Unidade (quando houver) e direção (gestor do centro de custos).
- Encaminhamento dos formulários, agrupados (apenas 1 por motivo e tipo de equipamento), por solicitação digital no sistema SPA, até o prazo estabelecido pela SeTIC no quadro abaixo. Os dados para cadastro no SPA constam no início dos formulários.
- Acompanhamento da solicitação digital no SPA.
- Acompanhamento das demandas registradas pela SeTIC, até a distribuição dos equipamentos.
- Após o processo licitatório, as unidades que possuem recursos financeiros deverão solicitar a adesão à Ata de Registro de Preços pelo e-mail
, até o limite do quantitativo de seus DODs.
Ano do calendário de compras (DCOM) no qual a demanda deve ser incluída |
Período de envio dos DODs à SeTIC |
Prazo DCOM para inclusão das demandas no PAC |
2023 |
01/01/2022 a 01/03/2022 |
01/04/2022 |
2024 |
01/01/2023 a 01/03/2023 |
01/04/2023 |
2025 |
01/01/2024 a 01/03/2024 |
01/04/2024 |
2 – Formulários para o encaminhamento das demandas
Reúna as demandas similares em apenas 1 formulário. Clique no link desejado para baixar o documento e leia as orientações de preenchimento:
Computadores, monitores e tablets | |||
Uso | Desktop* | Monitor | Notebook |
Básico | Desktop básico | Monitor básico | Notebook básico |
Avançado | Desktop avançado | Monitor avançado | Notebook avançado |
Engenharia | Desktop engenharia |
*Os DODs de desktops não contemplam monitores. Caso essa seja sua necessidade, preencha o DOD específico para monitor.
Dispositivos de armazenamento | |||
Capacidade | HD SAS | SSD SATA | SSD NVMe |
500 GB | SSD 500GB SATA | NVMe 500GB M.2 M Key | |
1 TB | SSD 1TB SATA | NVMe 1TB M.2 M Key | |
16 TB | HD 16TB SAS |
3 – Consulta às demandas já registradas
Para verificar a situação de uma demanda já registrada, utilize este link. Efetue a busca utilizando o código informado pela SeTIC pelo sistema SPA, na resposta da solicitação digital do DOD em questão. Conforme divulgado no ofício, todas as demandas recebidas até esta divulgação, ou seja 04/10/20, foram canceladas e precisam ser reenviadas.
4 – Desenho do processo
Clique na imagem abaixo para visualizar o fluxo completo dos DODs de computadores.
5 – Contato para esclarecimento de dúvidas
Em caso de dúvidas, entre em contato por um dos e-mails abaixo, a depender do assunto:
- Questões técnicas sobre computadores, monitores e tablets (especificação da necessidade ou do item a ser demandado):
- Questões técnicas sobre dispositivos de armazenamento (especificação da necessidade ou do item a ser demandado):
- Questões administrativas (inclusive quanto ao andamento das demandas):