Documento de Oficialização de Demanda de equipamentos de TIC

Nesta página você encontrará todas as informações sobre o levantamento de demanda de equipamentos de TI, por meio de Documento de Oficialização de Demanda – DOD, para os seguintes equipamentos: notebooksdesktops (CPUs), monitores e dispositivos de armazenamento. Demandas de outros equipamentos de TIC, considerados soluções de TIC pelo Anexo II da IN SGD/ME nº 1, de 4 de abril de 2019, devem ser adquiridos diretamente pelas unidades conforme os procedimentos e o calendário do Departamento de Compras.

O novo procedimento para encaminhamento das demandas das Unidades à SeTIC foi divulgado pela Secretaria de Planejamento – SEPLAN – por meio do Ofício Circular 2/SEPLAN/UFSC/2020.

Nesta página você encontrará as seguintes informações (clique no título numerado para ver a sessão desejada):

  1. Orientações e calendário
  2. Formulários para o encaminhamento das demandas
  3. Consulta às demandas já registradas.
  4. Desenho do processo
  5. Contato para esclarecimento de dúvidas

 

1 – Orientações e calendário

Conforme o Ofício 87/SETIC/SEPLAN/2020, divulgado pela SEPLAN por meio do Ofício Circular 2/SEPLAN/UFSC/2020 em 05/10/2020, foram definidas as seguintes mudanças no procedimento de envio das demandas de computadores: a) revisão excepcional e reenvio de todas as demandas para 2021 até 31/10/2020; b) estabelecimento de período anual para envio de DODs de computadores e monitores para o ano seguinte – de 1º de janeiro à 1º de março; c) envio de um único DOD por motivo e tipo de equipamento, por unidade; e d) necessidade da análise das demandas pelo Técnico de TI da unidade requisitante.

Em resumo, as Unidades Administrativas e Acadêmicas da UFSC devem realizar as seguintes atividades relacionadas aos DODs de computadores:

  1. Levantamento da necessidade de computadores da Unidade para o ano seguinte.
  2. Análise administrativa e técnica.
  3. Preenchimento dos formulários.
  4. Coleta de assinaturas digitais: responsável pela TI da Unidade (quando houver) e direção (gestor do centro de custos).
  5. Encaminhamento dos formulários, agrupados (apenas 1 por motivo e tipo de equipamento), por solicitação digital no sistema SPA, até o prazo estabelecido pela SeTIC no quadro abaixo. Os dados para cadastro no SPA constam no início dos formulários.
  6. Acompanhamento da solicitação digital no SPA.
  7. Acompanhamento das demandas registradas pela SeTIC, até a distribuição dos equipamentos.
  8. Após o processo licitatório, as unidades que possuem recursos financeiros deverão solicitar a adesão à Ata de Registro de Preços pelo e-mail , até o limite do quantitativo de seus DODs.

Ano do calendário de compras (DCOM) no qual a demanda deve ser incluída

Período de envio dos DODs à SeTIC

Prazo DCOM para inclusão das demandas no PAC

2023

01/01/2022 a 01/03/2022

01/04/2022

2024

01/01/2023 a 01/03/2023

01/04/2023

2025

01/01/2024 a 01/03/2024

01/04/2024

 

2 – Formulários para o encaminhamento das demandas

Reúna as demandas similares em apenas 1 formulário. Clique no link desejado para baixar o documento e leia as orientações de preenchimento:

Computadores, monitores e tablets
  Uso   Desktop*   Monitor   Notebook
  Básico   Desktop básico   Monitor básico   Notebook básico
  Avançado   Desktop avançado   Monitor avançado   Notebook avançado
  Engenharia   Desktop engenharia

*Os DODs de desktops não contemplam monitores. Caso essa seja sua necessidade, preencha o DOD específico para monitor.

Dispositivos de armazenamento
Capacidade HD SAS SSD SATA SSD NVMe
500 GB SSD 500GB SATA NVMe 500GB M.2 M Key
1 TB SSD 1TB SATA NVMe 1TB M.2 M Key
16 TB HD 16TB SAS

 

3 – Consulta às demandas já registradas

Para verificar a situação de uma demanda já registrada, utilize este link. Efetue a busca utilizando o código informado pela SeTIC pelo sistema SPA, na resposta da solicitação digital do DOD em questão. Conforme divulgado no ofício, todas as demandas recebidas até esta divulgação, ou seja 04/10/20, foram canceladas e precisam ser reenviadas.

 

4 – Desenho do processo

Clique na imagem abaixo para visualizar o fluxo completo dos DODs de computadores.

5 – Contato para esclarecimento de dúvidas

Em caso de dúvidas, entre em contato por um dos e-mails abaixo, a depender do assunto:

  • Questões técnicas sobre computadores, monitores e tablets (especificação da necessidade ou do item a ser demandado):
  • Questões técnicas sobre dispositivos de armazenamento (especificação da necessidade ou do item a ser demandado):
  • Questões administrativas (inclusive quanto ao andamento das demandas):