Desktop Virtual

Diretrizes de uso do Desktop Virtual e instalação/remoção de softwares

Descrição 

O Desktop Virtual (também denominado Terminal de Softwares) é um serviço no qual usuários podem utilizar Softwares disponibilizados pela UFSC sem precisar instalá-los em seus computadores, incluindo Aplicações Corporativas¹ e softwares de diversas áreas (matemática, imagem, escritório, etc). A lista dos softwares disponíveis no Desktop Virtual e daqueles que serão instalados na próxima manutenção estão disponíveis no endereço http://setic.ufsc.br/softwares-disponiveis/.
Publico Alvo:

Alunos, Servidores Técnico Administrativos e Servidores Docentes.
Objetivo:

Permitir que o público alvo utilize em suas Estações de Trabalho² os softwares disponibilizados pelo serviço.
Requisitos:

Apenas os usuários com vínculo ativo na UFSC podem utilizar o serviço;

A SeTIC não garante qualquer dado salvo fora do perfil do usuário³. Dados não armazenados corretamente serão eliminados periodicamente para otimização do serviço;

Cada usuário tem um perfil com tamanho igual a 5 GB (cinco gigabytes) que será mantido por 1 (hum) ano (365 dias). Após esse tempo de inatividade desse usuário, o perfil será excluído;

Arquivos temporários (cache) de navegadores e outros sistemas consomem espaço do perfil do usuário, sendo este, responsável pela limpeza dos mesmos;

O aumento de cota só pode ser feito por Servidores (TAEs ou Docentes) com justificativa do motivo do aumento;

Os usuários do serviço devem evitar:

  • a produção, transmissão, divulgação, armazenamento ou qualquer atividade relacionada a  dados e materiais considerados ilegais de acordo com a legislação brasileira e normas da UFSC.
  • o uso para o desenvolvimento de atividades estritamente comerciais;
  • a transmissão  de mensagens ou  material de propaganda  não solicitada pelo destinatário.
  • a realização de atividades que:
    • Contribuam para ineficiência ou esgotamento dos recursos da rede, sejam eles computacionais, comunicacionais ou humanos;
    • Promovam a corrupção ou destruição de dados de usuários no ambiente;
    • Interrompam ou prejudiquem a utilização dos Serviços  de Rede por outros usuários

Os usuários que não fizerem  uso do serviço em conformidade  com esta política poderão ter seu  acesso ao serviço suspenso. O acesso  será re-estabelecido após o usuário sanar a não conformidade e demonstrar ciência da política de uso do serviço;
Quando necessário os incidentes serão reportados às instâncias competentes.

Requisições ao Serviço:

Solicitações de novos softwares devem ser encaminhados à SeTIC via SPA, com:

(a) a justificativa do porquê o Software deve ser disponibilizado para toda a UFSC; e

(b) a ciência dos seguintes responsáveis:

(i) Chefe do departamento do requisitante (ou o vice, caso este seja o requisitante); e

(ii) coordenadores dos cursos que as disciplinas serão disponibilizadas.
Em caso de softwares que necessitam de licenças não gerenciadas pela SeTIC, o requerente deve fornecer o instalador, as licenças e os procedimentos para instalação do mesmo.

Antes de solicitar um novo Software, deve-se consultar se o mesmo não será contemplado na próxima manutenção. A lista pode ser consultada em https://setic.ufsc.br/softwares-futuros/.

Manutenções:

Todas as manutenções e instalações de novos software serão  executadas fora do período letivo (nas férias), a fim de ter o menor impacto possível para os usuários.

Dados de Sistema Operacional e atualizações serão eliminados periodicamente para otimização do serviço.
Glossário

  1. Aplicações Ccorporativas:  – softwares com finalidade administrativa (CAPG, CAGR, SARF, etc.);
  2. Estação de Trabalho: Computador particular – computador da UFSC, ou pessoal, que não está localizado em laboratório de ensino.
  3. Perfil do Uusuário -: Pasta pessoal na qual os dados de uso são armazenados (Documentos, Área de Trabalho etc)