Serviço de Listas de Correio Eletrônico
Serviço de Listas de Correio Eletrônico
1) Nome do Serviço
Serviço de Listas de Correio Eletrônico
2) Site do Serviço e Guia do Usuário
3) Política de Uso
A definir
4) Descrição do Serviço
Esta solução tem como objetivo fornecer um complemento aos Servidores de Correio Eletrônico da UFSC. Uma vez implementada no cliente será possível a ele criar e gerenciar suas próprias listas de discussão. Este serviço permite uma maior eficiência no fluxo de informações entre professores, técnicos administrativos e alunos e é aplicável a qualquer conjunto de pessoas que desejem trabalhar cooperativamente. Permite manter um histórico das mensagens recebidas e enviadas a lista para a criação de uma base de conhecimento para posterior consulta.
5) Escopo do serviço
Este serviço é prestado para alunos, professores e técnicos da instituição e a solicitação e feita através de e-mail onde o usuário define junto com o administrador do servidor de listas (DTR/SeTIC) as características desejadas.
6) Características do serviço
- Gerenciamento de todos os aspectos da lista de discussão via WEB (Menos a criação da própria lista, que é via prompt).
- Possibilidade de criação de histórico das mensagens enviadas para a lista (Publico ou privado);
- Possibilita grande quantidade de usuários em uma mesma lista;
- Regras para prevenção de SPAM;
- Controle de Bounces de mensagens;
- Gateway para servidor de News;
- Permite limitar o tamanho máximo das mensagens;
- Possibilidade da criação de listas fechadas ou abertas;
- Baixa necessidade de manutenção;
7) Responsabilidades
Do DTR/SeTIC
- Implementação e manutenção da infraestrutura computacional responsável pelo provimento do serviço;
- Configuração das listas de acordo com as necessidades dos usuários e restrições das politicas de uso;
Usuários e Unidades
- Cabe aos usuários utilizar o serviço segundo as políticas de uso responsável dos recursos de TIC da UFSC
.
8) Como requisitar o serviço
Os seguintes passos devem ser seguidos:
- Solicitação por e-mail (
). O assunto do e-mail deve ser “Serviço de Listas”;
- Definição das características da lista usuário/administrador;
- O administrador passara orientação de como administrar a lista para o usuário.
9) Disponibilidade do Serviço
O serviço de Servidor de Listas está disponível em regime 24×7 (vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana.
10) Manutenções
As manutenções do serviço são anunciadas em http://www.setic.ufsc.br na seção “Calendário de Manutenções e Avisos”.
11) Tempo de atendimento
As solicitações serão respondidas em até 1 dia útil.
12) Exceções
N/A
13) Atendimento presencial
Dúvidas sobre o serviço e podem ser dirigias presencialmente no Help Desk da Coordenadoria de Suporte de Serviços junto a SeTIC no horário entre 8:000 e 18:00 horas de segunda a sexta feira.
14) Atendimento Remoto
Duvidas e acompanhamento do chamado podem ser através do endereço http://setic.ufsc.br/servicos ou dirigidas a CSS através do e-mail ou pelo ramal 6333.