Serviço de Correio Eletrônico Institucional

Serviço de Correio Eletrônico Institucional

1) Nome do Serviço

Serviço de Correio Eletrônico Institucional

2) Site do Serviço e Guia do Usuário

http://email.ufsc.br/

3) Política de Uso

A definir

4) Descrição do Serviço

O serviço é a infraestrutura que provê o serviço de correio eletrônico para professores, técnicos administrativos e no futuro para alunos da UFSC. Esta infraestrutura é responsável pelo provimento consolidado do serviço para o domínio institucional @ufsc.br e para alguns subdomínios de ufsc.br  tais como domínios de departamentos, de centros de ensino, de laboratórios e de outras unidades detentoras de domínios registrados em http://registro.ufsc.br. O serviço é acessível via webmail ou no desktop através de uma aplicação de correio eletrônico como Thunderbird ou Outlook.

5) Escopo do serviço

Este serviço é prestado na forma de auto serviço, ou seja, o próprio usuário é responsável pelo cadastro e ativação do serviço no sistema e pela configuração do serviço em seu computador.

6) Características do serviço

O serviço de correio eletrônico faz a gestão centralizada do correio eletrônico para o domínio @ufsc.br e para alguns outros subdomínios de ufsc.br. O domínio @ufsc.br é restrito a professores e servidores. Os alunos de graduação e pós-graduação também podem criar suas contas de correio eletrônico da UFSC através do serviço idUFSC porém as contas serão criadas nos domínios @grad.ufsc.br ou @posgrad.ufsc.br conforme sua afiliação.

7) Forma de prestação do serviço

O serviço correio eletrônico   é prestado na forma de auto-serviço, ou seja, o próprio usuário executa todos os passos necessários para criação de seu conta de correio eletrônico no domínio @ufsc.br ou algum outro subdomínio de @ufsc.br. Cabe também ao usuário configuração de seu cliente de e-mail.

8) Responsabilidades

DTR/SeTIC: Cabe ao DTR/SeTIC o desenvolvimento, manutenção e operacionalização do serviço.

Usuários: Cabe aos usuários fazerem uso ético e responsável do serviço.

9) Como requisitar o serviço

Para requisitar uma conta de correio eletrônico vinculada ao serviço o usuário deve seguir os seguintes passos:

a)      Criar um login no ambiente de gestão de identidade acessando http://idufsc.ufsc.br

b)      Fazer login no idUFSC  e escolher uma combinação de seu nome e sobrenomes para compor seu nome de usuário (username)

c)      Criar a conta de correio eletrônico

10) Disponibilidade do Serviço

O serviço está disponível em regime 24×7 (vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana.

11) Manutenções

As manutenções do serviço são anunciadas em http://www.setic.ufsc.br na seção “Calendário de Manutenções”.

12) Tempo de atendimento

As solicitações serão respondidas em até 1 dia útil.

13) Exceções

N/A

14) Atendimento presencial

Dúvidas sobre o serviço e podem ser dirigias presencialmente no Help Desk da Coordenadoria de Suporte de Serviços junto a SeTIC no horário entre 8:000 e 18:00 horas de segunda a sexta feira.

15) Atendimento Remoto

Duvidas e acompanhamento do chamado podem ser através do endereço http://setic.ufsc.br/servicos ou dirigidas a CSS através do e-mail ou pelo ramal 6333.