Serviço de Listas de Correio Eletrônico

3) Política de Uso

A definir

4) Descrição do Serviço

Esta solução tem como objetivo fornecer um complemento aos Servidores de Correio Eletrônico da UFSC. Uma vez implementada no cliente será possível a ele criar e gerenciar suas próprias listas de discussão. Este serviço permite uma maior eficiência no fluxo de informações entre professores, técnicos administrativos e alunos e é aplicável a qualquer conjunto de pessoas que desejem trabalhar cooperativamente. Permite manter um histórico das mensagens recebidas e enviadas a lista para a criação de uma base de conhecimento para posterior consulta.

5) Escopo do serviço

Este serviço é prestado para alunos, professores e técnicos da instituição e a solicitação e feita através de e-mail onde o usuário define junto com o administrador do servidor de listas (DTR/SeTIC) as características desejadas.

6) Características do serviço

• Gerenciamento de todos os aspectos da lista de discussão via WEB (Menos a criação da própria lista, que é via prompt).
  • Possibilidade de criação de histórico das mensagens enviadas para a lista (Publico ou privado);
  • Possibilita grande quantidade de usuários em uma mesma lista;
  • Regras para prevenção de SPAM;
  • Controle de Bounces de mensagens;
  • Gateway para servidor de News;
  • Permite limitar o tamanho máximo das mensagens;
  • Possibilidade da criação de listas fechadas ou abertas;
  • Baixa necessidade de manutenção;

7) Responsabilidades

Do DTR/SeTIC

• Implementação e manutenção da infraestrutura computacional responsável pelo provimento do serviço;
  • Configuração das listas de acordo com as necessidades dos usuários e restrições das politicas de uso;

Usuários e Unidades

• Cabe aos usuários utilizar o serviço segundo as políticas de uso responsável dos recursos de TIC da UFSC

.

8) Como requisitar o serviço

Os seguintes passos devem ser seguidos:

1. Solicitação por e-mail (). O assunto do e-mail deve ser “Serviço de Listas”;
  2. Definição das características da lista usuário/administrador;
  3. O administrador passara orientação de como administrar a lista para o usuário.

9) Disponibilidade do Serviço

O serviço de Servidor de Listas está disponível em regime 24×7 (vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana.

10) Manutenções

As manutenções do serviço são anunciadas em http://www.setic.ufsc.br na seção “Calendário de Manutenções e Avisos”.

11) Tempo de atendimento

As solicitações serão respondidas em até 1 dia útil.

12) Exceções

N/A

13) Atendimento presencial

Dúvidas sobre o serviço e podem ser dirigias presencialmente no Help Desk da Coordenadoria de Suporte de Serviços junto a SeTIC no horário entre 8:000 e 18:00 horas de segunda a sexta feira.

14) Atendimento Remoto

Duvidas e acompanhamento do chamado podem ser através do endereço http://setic.ufsc.br/servicos ou dirigidas a CSS através do e-mail ou pelo ramal 6333.