Encerramento de contrato de fornecimento de aplicativos da Adobe Creative Cloud

17/11/2023 16:22

A SeTIC comunica que o contrato de licenciamento do direito de uso do pacote de aplicativos da Adobe Creative Cloud se encerra em 20 de novembro de 2023.

Após uma análise realizada pela equipe técnica da SeTIC, considerando aspectos técnicos e econômicos, entendeu-se como não vantajosa a renovação de referido contrato.

Para suprir a demanda hoje atendida pelo pacote de aplicativos Adobe, são disponibilizados alguns softwares que possuem finalidades similares às dos softwares Adobe Photoshop e Adobe Illustrator. Em substituição ao Adobe Photoshop, sugerimos o uso do software GIMP. Por sua vez, em substituição ao Adobe Illustrator, sugerimos o uso do software Inkscape. Esses softwares serão disponibilizados no Desktop Virtual, assim como ocorre hoje com o pacote Adobe. Sugerimos que os arquivos sejam salvos em formato que não seja de leitura exclusiva pelos programas da Adobe.

O licenciamento da Adobe compreende também um ambiente de armazenamento de arquivos em nuvem na capacidade de 2 GB; assim, orientamos que os arquivos sejam salvos em outro local, seja em outro ambiente em nuvem (Google Drive, OneDrive, SeaFile, etc) ou em um ambiente local (seu computador). Após 20 de novembro deste ano, os usuários não terão mais acesso aos arquivos.

Em caso de dúvidas quanto à usabilidade dos sistemas elencados, a SeTIC se coloca à disposição para atendimento da comunidade universitária pelo Portal de Chamados.

Esclarecemos que estas mudanças são executadas objetivando o menor impacto possível e pedimos a compreensão pelos possíveis transtornos causados.