Orientações quanto ao uso dos serviços TI
Considerando a Portaria Normativa 352/2020/GR, em seu Art. 3º § 1º, que dispõe que a SeTIC disponibilizará página com orientações diversas sobre como utilizar os sistemas e serviços da instituição de forma remota, informamos que a relação completa com todos os serviços de TI está disponível no Catálogo de Serviços da SeTIC
A seguir, listaremos os principais serviços que poderão auxiliar a comunidade acadêmica a realizar suas atividades no regime de teletrabalho. Esse post é dinâmico e será atualizado conforme necessidade, sendo seu objetivo principal compilar quais serão os recursos necessários para que você possa continuar com suas as atividades mesmo longe do ambiente físico da Universidade. Mais detalhes sobre o uso e configuração acessar os links específicos:
VPN
Alguns serviços/sistemas são acessíveis somente quando utilizados de dentro da rede UFSC. Caso você não esteja conseguindo efetuar o login, tente conectar primeiramente a VPN, pois será simulado um acesso como se você estivesse dentro da rede da UFSC.
– Mais orientações podem ser obtidas no link VPN para rede UFSC
Assinatura Digital
Em muitos locais da Universidade podemos fazer uso da assinatura digital nos documentos. Além de gerar economicidade, isso facilita muito o trâmite de documentos.
O Portal de serviços digitais compila as informações sobre a forma como configurar e utilizar esse serviço.
– Mais informações podem ser obtidas no link e-UFSC
Conferência Web
É um serviço de comunicação disponibilizado em parceria com a RNP que possibilita a criação de salas virtuais de conferência, reuniões, aulas e etc.
-Mais informações podem ser obtidas no link Conferência Web ou nas instruções para acessar o serviço.
Desktop Virtual – Terminal de Softwares
O Desktop Virtual é um serviço no qual os usuários podem utilizar os softwares sem a necessidade de instalação no seu computador pessoal.
-Mais informações podem ser obtidas no link Desktop Virtual ou nas instruções para acessar o serviço.
Arquivos
Esse é um serviço para armazenamento e compartilhamento de arquivos, muito similar a ferramenta Dropbox.
-Mais informações podem ser obtidas no link Arquivos
Pastas
O serviço de Pastas permite que usuários compartilhem arquivos entre si, através de uma pasta compartilhada em seus computadores.
-Mais informações podem ser obtidas no link Pastas
Veja aqui como configurar o serviço de fora da UFSC.
O email da UFSC pode ser acessado pela internet no endereço https://webmail.ufsc.br/.
Para os acessos feitos de fora da rede UFSC será necessário passar pelo Sistema de Prevenção de Ataques da RedeUFSC, mas caso você esteja conectado na VPN, essa proteção não será necessária.
Chat
A SeTIC disponibilizou uma ferramenta de chat para facilitar a comunicação de toda comunidade acadêmica.
Você pode acessar o Chat pelo endereço https://chat.ufsc.br, ou fazer o download do programa RocketChat e utilizar as mesmas credenciais (usuário e senha) do Sistema de Autenticação Centralizada.
Sistemas WEB
Todos os sistemas que podem ser acessados por meio de um navegador são por padrão acessíveis através da rede mundial de computadores, não necessitando liberação ou configuração específica para uso remoto.
Sistemas CENTURA (tela cinza)
Esses sistemas são acessíveis somente de dentro da rede UFSC, caso esteja fora da UFSC será necessário configurar a VPN para utilização.
Para fazer o download no computador e efetuar a instalação é necessário acessar a página Downloads
O canal de comunicação com a SeTIC continuará se dando preferencialmente por meio do Portal de Chamados.
Antes de abrir um chamado recomendamos verificar o link da FAQ com mais orientações.
http://chamados.setic.ufsc.br (Para usuários autenticados)
http://atendimento.setic.ufsc.br (Para usuários não autenticados)