IdUFSC
IdUFSC – Serviço de Gestão de Identidade
1) Nome do Serviço
IdUFSC – Serviço de Gestão de Identidade
2) Site do Serviço e Guia do Usuário
http://setic.ufsc.br/idUFSC ou http://idufsc.ufsc.br
3) Política de Uso
A definir
4) Descrição do Serviço
O idUFSC (Sistema de Gestão de Identidade da UFSC) permite a criação de uma identidade que possibilite a utilização dos serviços de TIC disponibilizados pela SeTIC/UFSC através de uma identidade única ou seja usuário e senha únicas para diversos serviços. Atualmente estão sendo gerenciados pelo idUFSC os seguintes serviços:
- Correio Eletrônico Institucional (@ufsc.br)
- Serviço Acadêmico de Telefonia IP (VoIP Acadêmico), e o
- Serviço de Impressão Corporativa
Os demais serviços oferecidos pela SeTIC, incluindo aqueles associados ao ras, http://ras.ufsc.br serão gradativamente integrados ao idUFSC facilitando assim o acesso aos mesmos.
5) Escopo do serviço
Este serviço é prestado para alunos, professores e técnicos da instituição na forma de autosserviço, ou seja, o próprio usuário é responsável pelo cadastro e ativação de sua identidade no sistema e pela configuração do serviço em seu computador.
6) Características do serviço
O idUFSC permite fazer a gestão da identidade (criação, manutenção, troca de senha e suspensão da identidade).
A criação de um login no idUFSC é realizado pelo próprio usuário através do endereço http://idufsc.ufsc.br . O sistema irá solicitar ao novo usuário que informe seu CPF no caso de ser brasileiro ou passaporte para os estrangeiros. A partir do fornecimento das informações iniciais o sistema irá conduzir o usuário até a criação do seu login no idUFSC. O login poderá ser o CPF ou passaporte do usuário e também um login identificado pelo nome.sobrenome do usuário ou uma outra combinação associada ao nome do usuário que está realizando o cadastro.
7) Forma de prestação do serviço
O serviço de gestão de identidade (idUFSC) é prestado na forma de auto-serviço, ou seja, o próprio usuário executa todos os passos necessários para realizar seu cadastro no sistema.
8) Responsabilidades
DTR/SeTIC: Cabe ao DTR/SeTIC o desenvolvimento, manutenção e operacionalização do serviço.
Usuários: Cabe aos usuários fazerem uso ético e responsável do serviço.
9) Como requisitar o serviço
Para utilizar o serviço idUFSC os seguintes passos devem ser realizados:
- Acesse o site http://idufsc.ufsc.br
- Realize seu cadastro preenchendo as informações solicitadas no site.
Obs: A criação de uma identidade para utilização dos serviços de TIC da UFSC pode ser realizada pela pessoas que possua ao menos uma das seguintes afiliações na UFSC:
- Alunos de graduação ou pós-graduação
- Servidores (Docentes ou Técnico Administrativos)
- Convidados devidamente cadastrados
10) Disponibilidade do Serviço
O serviço idUFSC está disponível em regime 24×7 (vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana.
11) Manutenções
As manutenções do serviço são anunciadas em http://www.setic.ufsc.br na seção “Calendário de Manutenções e Avisos”.
12) Tempo de atendimento
As solicitações serão respondidas em até 1 dia útil.
13) Exceções
N/A
14) Atendimento presencial
Dúvidas sobre o serviço e podem ser dirigias presencialmente no Help Desk da Coordenadoria de Suporte de Serviços (CSS) da SeTIC no horário entre 8:000 e 18:00 horas de segunda a sexta feira.
15) Atendimento Remoto
Duvidas sobre a utilização este serviços podem ser dirigidas a CSS através do e-mail ou pelo ramal 6333.