IdUFSC

IdUFSC – Serviço de Gestão de Identidade

1) Nome do Serviço

IdUFSC – Serviço de Gestão de Identidade

2) Site do Serviço e Guia do Usuário

http://setic.ufsc.br/idUFSC ou http://idufsc.ufsc.br

3) Política de Uso

A definir

4) Descrição do Serviço

O idUFSC (Sistema de Gestão de Identidade da UFSC)  permite a criação de uma identidade que possibilite a utilização dos serviços de TIC disponibilizados pela SeTIC/UFSC através de uma identidade única ou seja usuário e senha únicas para diversos serviços. Atualmente estão sendo gerenciados pelo idUFSC os seguintes serviços:

  • Correio Eletrônico Institucional (@ufsc.br)
  • Serviço Acadêmico de Telefonia IP (VoIP Acadêmico), e o
  • Serviço de Impressão Corporativa

Os demais serviços oferecidos pela SeTIC, incluindo aqueles associados ao ras, http://ras.ufsc.br serão gradativamente integrados ao idUFSC facilitando assim o acesso aos mesmos.

5) Escopo do serviço

Este serviço é prestado para alunos, professores e técnicos da instituição na forma de autosserviço, ou seja, o próprio usuário é responsável pelo cadastro e ativação de sua identidade no sistema  e  pela configuração do serviço em seu computador.

6) Características do serviço

O idUFSC permite fazer a gestão da identidade (criação, manutenção, troca de senha e suspensão da identidade).

A criação de um login no idUFSC é realizado pelo próprio usuário através do endereço http://idufsc.ufsc.br . O sistema irá solicitar ao novo usuário que informe seu CPF no caso de ser brasileiro ou passaporte para os estrangeiros. A partir do fornecimento das informações iniciais o sistema irá conduzir o usuário até a criação do seu login no idUFSC. O login poderá ser o CPF ou passaporte do usuário e também um login identificado pelo nome.sobrenome do usuário ou uma outra combinação associada ao nome do usuário que está realizando o cadastro.

7) Forma de prestação do serviço

O serviço de gestão de identidade (idUFSC) é prestado na forma de auto-serviço, ou seja, o próprio usuário executa todos os passos necessários para realizar seu cadastro no sistema.

8) Responsabilidades

DTR/SeTIC: Cabe ao DTR/SeTIC o desenvolvimento, manutenção e operacionalização do serviço.

Usuários: Cabe aos usuários fazerem uso ético e responsável do serviço.

9) Como requisitar o serviço

Para utilizar o  serviço idUFSC os seguintes passos devem ser realizados:

  1. Acesse o site http://idufsc.ufsc.br
  2. Realize seu cadastro preenchendo as informações solicitadas no site.

Obs: A criação de uma identidade para utilização dos serviços de TIC da UFSC pode ser realizada pela pessoas que possua ao menos uma das seguintes afiliações na UFSC:

  1. Alunos de graduação ou pós-graduação
  2. Servidores (Docentes ou Técnico Administrativos)
  3. Convidados devidamente cadastrados

10) Disponibilidade do Serviço

O serviço idUFSC está disponível em regime 24×7 (vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana.

11) Manutenções

As manutenções do serviço são anunciadas em http://www.setic.ufsc.br na seção “Calendário de Manutenções e Avisos”.

12) Tempo de atendimento

As solicitações serão respondidas em até 1 dia útil.

13) Exceções

N/A

14) Atendimento presencial

Dúvidas sobre o serviço e podem ser dirigias presencialmente no Help Desk da Coordenadoria de Suporte de Serviços (CSS) da SeTIC no horário entre 8:000 e 18:00 horas de segunda a sexta feira.

15) Atendimento Remoto

Duvidas sobre a utilização este serviços podem ser dirigidas a CSS através do e-mail ou pelo ramal 6333.