Repositorio de Arquivos
1) Nome do Serviço
Repositório de Conteúdo Digital
2) Site do Serviço e Guia do Usuário
3) Política de Uso
Qualquer pessoa cadastrada no IdUFSC pode ler e publicar conteúdos digitais no repositório da UFSC. Os arquivos serão catalogados de acordo com o responsável de cada coleção ou comunidade (centro e/ou curso da universidade).
4) Descrição do Serviço
Trata-se da infraestrutura que provê o serviço para organização de coleções digitais, como revistas, artigos, apresentações, programas, imagens, livros, vídeos, etc.Um acervo de arquivos digitais aberto para para a comunidade em geral.
5) Escopo do serviço
Este serviço é prestado através da disponibilização de um ambiente DSpace nos servidores da universidade. Cada campus da UFSC será uma comunidade de alto nível no DSpace, ou seja, o primeiro nó da árvore. Dentro da comunidade de alto nível serão criadas sub-comunidades para cada centro do campus. Cada uma dessas comunidades ficará sob responsabilidade de uma pessoa-chave do centro que gerenciará seu ramo da árvore de comunidades (criará e organizará sub-comunidades), as coleções que fazem sentido para o centro, avaliará e aprovará a inclusão de novos itens (conteúdos, propriamente ditos) nas coleções.
6) Características do serviço
O serviço de repositório faz a gestão centralizada do acervo digital da universidade, evitando a criação de servidores independentes para disponibilização de vídeos, apresentações, imagens, revistas, etc. A manutenção do serviço fica sob responsabilidade do o departamento de infraestrutura do SeTIC. Desta forma, questões como backup, disponibilidade e segurança são gerenciadas por uma estrutura única, facilitando a administração.
7) Forma de prestação do serviço
Qualquer pessoa pode acessar o repositório através de um navegador e visualizar seu conteúdo, se assim o Administrador da coleção permitir. Para submeter algum item ou conteúdo para alguma coleção, é necessário que o usuário possua um idUFSC. Deverá utilizá-lo para acessar o serviço diretamente.
8) Responsabilidades
DTR/SeTIC: Cabe ao DTR/SeTIC a disponibilização, manutenção e operacionalização do serviço.
Usuários: Cabe aos usuários fazerem uso ético e responsável do serviço. Os usuários também são responsáveis pela catalogação correta das coleções e pelos conteúdos que disponibilizam.
9) Como requisitar o serviço
Para ver os materiais disponibilizados no respositório, basta acessar o endereço http://repositorio.ufsc.br a partir de qualquer navegador Web, entrar na coleção desejada ou procurar o item através das opções de busca disponibilizadas pelo DSpace.
Para submeter um novo item para alguma coleção, é necessário estar logado (autenticado) no site. Para isso, deve-se clicar o link “Entrar”. Existem dois métodos de autenticação:
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Pelo IdUFSC: qualquer pessoa da comunidade universitária possui uma senha única associada ao seu CPF. Maiores informações em http://idufsc.ufsc.br
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Usuário do DSpace: qualquer pessoa que não for da comunidade universitária pode se cadastrar no repositório, informando um e-mail pessoal para troca de informações.
Depois que o usuário estiver autenticado, basta selecionar a coleção mais apropriada e clicar em “Submeter um novo item para a coleção”. O usuário deve responder as questões de catalogação que auxiliam na posterior busca pelo item.
Depois que a submissão estiver completa, um pedido é enviado para o administrador da coleção, que deve revisar e aprovar/rejeitar o novo item. Se o item for aprovado, ele já fica disponível para visualização pelos demais usuários do ambiente.
10) Disponibilidade do Serviço
O serviço está disponível em regime 24×7 (vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana.
11) Manutenções
As manutenções do serviço são anunciadas em http://setic.ufsc.br na seção “Calendário de Manutenções”.
12) Tempo de atendimento
As solicitações serão respondidas em até 1 dia útil.
13) Exceções
N/A
14) Atendimento presencial
Dúvidas sobre o serviço e podem ser dirigias presencialmente no Help Desk da Coordenadoria de Suporte de Serviços junto a SeTIC no horário entre 8:00 e 18:00 horas de segunda a sexta feira.
15) Atendimento Remoto
Duvidas e acompanhamento do chamado podem ser através do endereço http://setic.ufsc.br/servicos ou dirigidas a CSS através do e-mail ou pelo ramal 6333.
Maiores informações sobre a ferramenta DSPace podem ser encontradas no site dspace.org (somente em inglês).