Serviço Corporativo de Telefonia
Serviço Corporativo de Telefonia
1) Nome do Serviço
Serviço Corporativo de Telefonia.
2) Site do Serviço e/ou guia do usuário
http://servicos.setic.ufsc.br/telefonia
http://telefonia.setic.ufsc.br
3) Política de Uso do Serviço
4) Descrição do Serviço
O serviço de telefonia é fornecido em dois modelos: telefonia convencional e telefonia IP ou VoIP (Voice over Internet Protocol). A UFSC dispõe de uma rede corporativa integrada de telefonia. Esta rede é composta por ramais analógicos e ramais digitais convencionais além de ramais IP ou VoIP. Independentemente do tipo de ramal que esteja instalado em seu local de trabalho é possível realizar qualquer tipo de chamada, dependendo do nível de permissões específicas do ramal.
A tecnologia VoIP oferece uma variedade de características avançadas e permite a fácil movimentação de um telefone IP de um escritório para outro e facilmente realizar chamadas sem custos para grande maioria das universidades do país. O Departamento de Tecnologia da Informação e Redes da SeTIC está trabalhando para gradativamente substituir os telefones convencionais por telefones IP. Esta mudança vai proporcionar economia para a UFSC e ajudar a fornecer chamadas avançadas e muitos recursos de colaboração que o sistema de telefone atual não possui.
5) Escopo do serviço
O serviço visa atender unidades acadêmicas e administrativas para suporte as suas demandas das atividades de ensino, pesquisa e gestão da UFSC.
6) Forma de prestação do serviço
O serviço está disponível em regime 24×7 (vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana) e o suporte técnico nos dias úteis entre 08:00 e 18:00 horas.
7) Responsabilidades
- Da SeTIC: Cabe ao Departamento de Tecnologia da Informação e Redes da SeTIC a gestão do serviço, incluindo a definição de padrões e o acompanhamento do serviço. Cabe a CSS/SeTIC (Coordenadoria de Suporte de Serviços) o atendimento de primeiro nível, encaminhamento e fechamento de chamados.
- Unidades usuárias: Cabe as unidades usuárias a alocação de espaço para instalação dos telefones, a alocação de pessoal responsável pela orientação local quanto ao uso do serviço incluindo as questões associados aos custos.
8) Como requisitar o serviço
- Requisição de novo ramal: Demandas por novos ramais serão preferencialmente atendidas através da telefonia IP e devem ser encaminhadas a SeTIC por memorando com a ciência e autorização do ordenador de despesas do centro de custos da unidade.
- Solicitação de privilégios: Os ramais são criados com privilégios para realização de chamadas internas na UFSC e para outras universidades através do serviço
Demandas por privilégios adicionais devem ser encaminhadas a SeTIC por memorando com a ciência e autorização do ordenador de despesas do centro de custos da unidade
- Manutenção: As demandas de manutenção devem ser requisitadas através do módulo de Solicitação de Serviços do CPA http://servicos.setic.ufsc.br e selecionando a opção Serviço Corporativo de Telefonia informando o possível problema. Chamados também podem ser abertos através do ramal 6333.
9) Escalonamento do Serviço
N/A
10) Tempo de atendimento
O seguinte acordo de nível de serviço está estabelecido para o serviço:
SLA Serviço Corporativo de Telefonia. Em caso de defeito os atendimentos irão ocorrer conforme segue:
11) Defeitos:
- Ramais convencionais: Defeitos em ramais convencionais serão atendidos e reparados em até 48 horas úteis;
- Ramais IP: Defeitos em ramais IP serão atendidos e reparados em até 24 horas úteis;
- Mudanças de local:
- Ramais convencionais: ramais convencionais serão atendidos em até 96 horas úteis;
- Ramais IP: ramais IP serão atendidos em até 48 horas úteis;
- Aumento de privilégios:
- Ramais convencionais: As solicitações de aumento de privilégio para ramais convencionais serão atendidas em até 48 horas úteis após aprovação pelas instâncias competentes;
- Ramais IP: As solicitações de aumento de privilégio para ramais IP serão atendidas em até 24 horas úteis após aprovação pelas instâncias competentes;
12) Exceções
Serão tratadas como exceções as demandas que ocorrem como resultado de mudanças urgentes e não planejadas.
13) Atendimento presencial
Dúvidas sobre o serviço e acompanhamento de sua evolução podem ser obtidas presencialmente no Help Desk da Coordenadoria de Suporte de Serviços junto a SeTIC no horário entre 7:30 e 18:00 horas de segunda a sexta feira.
14) Atendimento Remoto
Duvidas e acompanhamento do chamado podem ser através do endereço http://serviços.setic.ufsc.br ou dirigidas a CSS através do e-mail ou pelo ramal 6333.