Grupos gestores de sistemas
Motivação:
- Adequar a gestão dos serviços e sistemas de TIC da UFSC às normas ABNT NBR ISO/IEC (27001 e 27002) – segurança da informação;
- Promover, para os sistemas de TIC da UFSC:
- A constante atualização para atender a normas e regulamentações internas e externas;
- A revisão periódica dos direitos de acesso dos usuários;
- A informatização dos principais processos de negócio da instituição bem como a redução da circulação de papel;
- O alinhamento entre Gestão e TI;
- Elaborar, implantar e acompanhar os planos de continuidade de negócio;
- Assegurar a melhoria contínua dos processos de governança dos sistemas de informação em aderência ao PDTI/UFSC.
Grupos definidos
1. Sistemas de controle acadêmico da graduação. Portaria.
2. Sistemas de controle acadêmico da pós-graduação. Portaria.
3. Sistemas de Gestão de Pessoas / Administração de Recursos Humanos. Portaria.
4. Sistemas de Gestão da Comunicação Organizacional. Portaria.
5. Sistemas de Gestão Administrativa e Logística (Compras, patrimônio, almoxarifado e afins). Portaria.
6. Sistemas de Gestão de Processos Administrativos. Portaria.
7. Ambientes Virtuais de Suporte ao Ensino-Aprendizagem. Portaria.
8. Sistemas de Gestão do Colégio de Aplicação. Portaria.
9. Sistemas de Gestão de Pesquisa. Portaria.
Novos grupos
- Sistemas de Gestão da Pesquisa
- Sistemas de Gestão Administrativa e Financeira
- Sistemas de Gestão da Extensão e Cultura
- Sistemas de Gestão da Assistência Estudantil
- Sistemas de Suporte a Mobilidade Acadêmica
Atividades e resultados esperados:
Segurança , Gestão e Governança
- Estabelecer processos para concessão e revisão de permissões de uso dos sistemas;
- Estabelecer plano de continuidade do negócio
- Executar simulações semestrais do plano de continuidade do negócio, validando-o;
- Receber, validar e encaminhar a SeTIC demandas associadas aos sistemas, através dos DODs (Documentos de Oficialização de Demanda);
- Revisar e alinhar trimestralmente a prioridade de atendimento das demandas registradas via DODs;
- Validar e aprovar alterações ou novos sistemas desenvolvidos;
- Identificar processos que possam ser informatizados/otimizados, fomentando novas demandas à SeTIC;
- Promover a integração e unificação dos sistemas, eliminando duplicidade de informações e processos manuais.