Documento de Oficialização de Demanda de equipamentos de TIC
Nesta página você encontrará todas as informações sobre o levantamento de demanda de equipamentos de TIC, por meio de Documento de Oficialização de Demanda – DOD, para os seguintes equipamentos: notebooks, desktops, monitores e dispositivos de armazenamento de dados. Outros equipamentos de TIC, considerados soluções de TIC pelo Anexo II da Instrução Normativa SGD/ME nº 94, de 23 de dezembro de 2022, devem ser adquiridos diretamente pelas unidades conforme os procedimentos e o calendário do Departamento de Compras.
1 – Orientações e calendário
As demandas registradas pelas Unidades junto à SeTIC auxiliam no dimensionamento de processo licitatório para aquisição dos equipamentos e, por esse motivo, devem ser atualizadas e enviadas anualmente, antes do início do Calendário de Compras do Departamento de Compras (DCOM).
Após o levantamento das necessidades de equipamentos, considerando pertinência e razoabilidade, cada Unidade Gestora deve:
- Preencher os formulários com as demandas consolidadas de suas unidades;
- Deverá ser preenchido um DOD por tipo de equipamento;
- Cada DOD deve contemplar as demandas de determinado equipamento para toda unidade gestora.
- Coletar assinaturas digitais do servidor de TI responsável da Unidade (quando houver) e Direção da Unidade (gestor da unidade).
- No caso das Unidades Acadêmicas, as demandas devem ser analisadas e validadas pelo Técnico de TI da unidade requisitante.
- Encaminhar os DODs via solicitação digital no sistema SPA, até o prazo estabelecido pela SeTIC. Os dados para cadastro no SPA constam no início dos formulários.
- O envio de DODs será somente pela unidade gestora.
- Acompanhar a solicitação digital no SPA e prestar esclarecimentos, quando solicitado.
- Acompanhar as demandas registradas pela SeTIC, até a distribuição dos equipamentos.
- Após o processo licitatório, as unidades que possuem recursos financeiros devem solicitar autorização para empenho pelo e-mail
, até o limite do quantitativo de seus DODs.
Calendário de envio dos DODs |
Ano de inclusão da demanda no Calendário de Compras |
13/01/2025 a 14/02/2025 |
2025 |
12/01/2026 a 13/02/2026 |
2026 |
2 – Configurações dos equipamentos
Configuração de computadores, monitores e tablets | |||
Equipamento | Memória | Processador | Disco rígido |
Desktop básico | 16 GB | Core i3 ou equivalente | 500 Gb SSD |
Desktop avançado | 16 GB | Core i5 ou equivalente | 500 GB SSD |
Desktop engenharia | 32 GB | Core i7 ou equivalente | 1 TB SSD |
Notebook básico | 8 GB | Core i3 ou equivalente | 500 GB SSD |
Notebook avançado | 16 GB | Core i5 ou equivalente | 500 GB SSD |
Monitor básico | 23″ | ||
Monitor avançado | 27″ |
A escolha do equipamento será determinada pelo seu uso, sendo recomendado:
Equipamentos básicos: Atividades administrativas, como documentos de textos, planilhas, navegador, MATL, SARF, CAPG, CAGR, etc;
Equipamentos avançados: Laboratórios de pesquisa ou finalidades específicas que demandem maior poder de processamento;
Equipamentos de engenharia: Laboratórios de engenharia ou finalidades específicas que demandam maior poder de processamento.
3 – Formulário para o encaminhamento das demandas
Documento de oficialização de demanda de desktops, notebooks e monitores*
*Os DOD de desktops não contemplam monitores. Casso essa seja sua necessidade, preencha o DOD específico para monitor.
Documento de oficialização de demanda de dispositivos de armazenamento de dados
- SSD SATA – 1 TB
- SSD NVMe M.2 M Key – 1 TB
- HD SAS – 16 TB
4 – Consulta às demandas já registradas
Para verificar a situação de uma demanda já registrada, utilize este link.
Efetue a busca utilizando o código informado pela SeTIC pelo sistema SPA, na resposta da solicitação digital do DOD em questão.
6 – Contato para esclarecimento de dúvidas
Em caso de dúvidas, entre em contato por um dos e-mails abaixo, a depender do assunto:
- Questões técnicas sobre computadores, monitores e tablets (especificação da necessidade ou do item a ser demandado):
- Questões técnicas sobre dispositivos de armazenamento (especificação da necessidade ou do item a ser demandado):
- Questões administrativas (inclusive quanto ao andamento das demandas):