Indisponibilidade de Serviços

02/08/2013 16:10

Srs Usuários dos serviços de TIC da UFSC,

A SeTIC vem a público esclarecer os motivos e as ações realizadas para conter a instabilidade e indisponibilidade de serviços ocorridos nesta quarta e quinta-feira (31/07 e 01/08/13).

Na manhã de quarta-feira, 31/08/2013, por volta das 09h00 a equipe técnica da SeTIC detectou instabilidade na redeUFSC e nos Centros de Dados. Imediatamente iniciaram-se trabalhos para identificar e interromper a propagação e os efeitos desta instabilidade.

Ao longo de quarta e quinta-feira os serviços continuaram instáveis e as equipes da redeUFSC e Centro de Dados em sua totalidade se concentraram na resolução deste incidente, que somente foi possível após troca de componente defeituoso do sistema de armazenamento instalado na SeTIC, o qual foi realizado pelo fabricante.

A SeTIC, esclarece que apesar de todos os sistemas de contingenciamento implantados, onde são contemplados sistemas, hardware e interconexões redundantes, a instabilidade ocorrida no sistema de armazenamento foi propagada para os demais sistemas interligados, os quais não poderiam ser bruscamente desativados/desligados sob pena de perda de integridade de dados, o que corroborou para o alongamento do tempo de solução.

A SeTIC pede a compreensão pelos transtornos decorrentes da falha ocorrida e reforça seu compromisso em manter os serviços de TIC da UFSC em pleno funcionamento 24 horas por dia e se coloca ao inteiro dispor da comunidade universitária para maiores esclarecimentos.

DTR – Departamento de Tecnologia e Redes