Microsoft habilita Autenticação Multifator (MFA)
A SeTIC informa que, a partir de 29 de setembro de 2025, todos os usuários que utilizam os serviços do Microsoft 365, como Office online e OneDrive, deverão habilitar a autenticação multifator (Multi-factor authentication – MFA). Trata-se de novo procedimento implementado pela Microsoft ao qual a UFSC deve aderir.
O MFA é uma camada extra de segurança que, além da senha, solicita uma segunda forma de verificação, como por exemplo um código no celular. Essa medida protege melhor a conta do usuário contra acessos indevidos.
O que você precisa fazer?
Todos os usuários dos serviços Microsoft 365 devem configurar pelo menos um método de autenticação adicional. Após 29 de setembro, o acesso a esses serviços só será possível para quem tiver o MFA habilitado.
O processo de configuração é simples e rápido. Siga o passo a passo abaixo para garantir que sua conta permaneça acessível:
- Acesse o portal https://mysignins.microsoft.com/security-info
- Entre com seu usuário institucional da UFSC (idUFSC + @ufsc.br) e senha;
- Esse formato é para todos os usuários com vínculo ativo, independente do tipo de vínculo (alunos e servidores);
- Clique em Adicionar método;
- Escolha a forma de verificação;
- Aplicativo Microsoft Authenticator (recomendado);
- Código por SMS;
- Ligação telefônica; e
- Siga as instruções exibidas na tela.
- Na próxima vez que realizar um login, o sistema pedirá essa confirmação extra.
O passo a passo acima descrito também disponível na FAQ da SeTIC.
Agradecemos a colaboração de todos para tornar ambiente digital da UFSC mais seguro. A proteção das informações é uma responsabilidade compartilhada de toda a comunidade acadêmica.
Em caso de dificuldades durante o processo, a SeTIC orienta que seja aberto um chamado pelo nosso Portal de Atendimento https://chamados.setic.ufsc.br.



