Desktop Virtual
Diretrizes de uso do Desktop Virtual e instalação/remoção de softwares
Descrição
O Desktop Virtual (também denominado Terminal de Softwares) é um serviço no qual usuários podem utilizar Softwares disponibilizados pela UFSC sem precisar instalá-los em seus computadores, incluindo Aplicações Corporativas¹ e softwares de diversas áreas (matemática, imagem, escritório, etc). A lista dos softwares disponíveis no Desktop Virtual e daqueles que serão instalados na próxima manutenção estão disponíveis no endereço https://servicosti.sistemas.ufsc.br/publico/faq.xhtml?faq=5453.
Publico Alvo:
Alunos regulares, Servidores Técnico Administrativos e Servidores Docentes.
Objetivo:
Permitir que o público alvo utilize em suas Estações de Trabalho² os softwares disponibilizados pelo serviço.
Requisitos:
Apenas os usuários com vínculo ativo na UFSC podem utilizar o serviço;
A SeTIC não garante qualquer dado salvo fora do perfil do usuário³. Dados não armazenados corretamente serão eliminados periodicamente para otimização do serviço;
Cada usuário tem um perfil com tamanho igual a 5 GB (cinco gigabytes) que será mantido por 1 (hum) ano (365 dias). Após esse tempo de inatividade desse usuário, o perfil será excluído;
Arquivos temporários (cache) de navegadores e outros sistemas consomem espaço do perfil do usuário, sendo este, responsável pela limpeza dos mesmos;
O aumento de cota só pode ser feito por Servidores (TAEs ou Docentes) com justificativa do motivo do aumento;
Os usuários do serviço devem evitar:
- a produção, transmissão, divulgação, armazenamento ou qualquer atividade relacionada a dados e materiais considerados ilegais de acordo com a legislação brasileira e normas da UFSC.
- o uso para o desenvolvimento de atividades estritamente comerciais;
- a transmissão de mensagens ou material de propaganda não solicitada pelo destinatário.
- a realização de atividades que:
- Contribuam para ineficiência ou esgotamento dos recursos da rede, sejam eles computacionais, comunicacionais ou humanos (por exemplo utilização em sala de aula ou cursos);
- Promovam a corrupção ou destruição de dados de usuários no ambiente;
- Interrompam ou prejudiquem a utilização dos Serviços de Rede por outros usuários
Os usuários que não fizerem uso do serviço em conformidade com esta política poderão ter seu acesso ao serviço suspenso. O acesso será re-estabelecido após o usuário sanar a não conformidade e demonstrar ciência da política de uso do serviço;
Quando necessário os incidentes serão reportados às instâncias competentes.
Requisições ao Serviço:
Solicitações de novos softwares devem ser abertas por servidores e encaminhados à SeTIC via SPA, como solicitação digital para o setor responsável CSS/SETIC, grupo de assunto 328 e assunto 1180, conforme imagem abaixo.
Contendo as seguintes informações:
(a) a justificativa do porquê o Software deve ser disponibilizado para toda a UFSC; e
(b) a ciência por assinatura digital dos seguintes responsáveis:
(i) Chefe do departamento do requisitante (ou o vice, caso este seja o requisitante); e
(ii) coordenadores dos cursos que as disciplinas serão disponibilizadas.
Em caso de softwares que necessitam de licenças não gerenciadas pela SeTIC, o requerente deve fornecer o instalador, as licenças e os procedimentos para instalação do mesmo.
Antes de solicitar um novo Software, deve-se consultar se o mesmo não será contemplado na próxima manutenção. A lista pode ser consultada em https://setic.ufsc.br/softwares-futuros/.
Manutenções:
Todas as manutenções e instalações de novos software serão executadas fora do período letivo (nas férias), a fim de ter o menor impacto possível para os usuários.
Dados de Sistema Operacional e atualizações serão eliminados periodicamente para otimização do serviço.
Glossário
- Aplicações Corporativas: – softwares com finalidade administrativa (CAPG, CAGR, SARF, etc.);
- Estação de Trabalho: Computador particular – computador da UFSC, ou pessoal, que não está localizado em laboratório de ensino.
- Perfil do Uusuário -: Pasta pessoal na qual os dados de uso são armazenados (Documentos, Área de Trabalho etc)