Serviço de VPN (Virtual Private Network)
Serviço de VPN (Virtual Private Network)
1) Nome do Serviço
Serviço de VPN (Virtual Private Network)
2) Site do Serviço e Guia do Usuário
https://servicosti.sistemas.ufsc.br/publico/detalhes.xhtml?servico=112
3) Descrição do Serviço
Após a realização de cadastro no sistema de controle de acesso a rede e serviços de rede da redeUFSC o usuário pode realizar login neste sistema.
O serviço VPN permite aos usuários cadastrados se conectarem a redeUFSC remotamente a partir de qualquer conexão de rede disponível em qualquer lugar do mundo, incluindo a partir de casa, de muitos hotéis, e até mesmo dentro de algumas redes de empresa.
4) Escopo do serviço
Este serviço é prestado para alunos professores e técnicos da instituição na forma de autoserviço, ou seja, o próprio usuário é responsável pelo cadastro e pela configuração do serviço em seu computador
5) Características do Serviço
Quanto se utiliza VPN, um endereço IP da redeUFSC é atribuído dinamicamente a um computador que está fora do campus. Com o endereço IP da redeUFSC você pode acessar recursos computacionais e serviços de TI restritos a usuários conectados na redeUFSC tais como (servidores de arquivos, portal Capes, serviços de impressão, serviços de correio eletrônico, e outros).
O serviço de VPN pode ser configurado em diversos sistemas operacionais entre eles:
– Windows, Linux e MacOS.
6) Responsabilidades
- Da SeTIC: Cabe a SeTIC através do DTR a implementação e manutenção da infraestrutura computacional responsável pelo provimento do serviço.
- Usuários: Cabe aos usuários utilizar o serviço segundo as políticas de utilização da redeUFSC .
7) Como requisitar o serviço
O serviço não precisa ser requisitado, pois já vem habilitado para que todos os usuários cadastrados no sistema de controle de acesso UFSC tenham acesso.
8) Disponibilidade do Serviço
O serviço de VPN está disponível em regime 24×7 (vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana).
9) Manutenções
As manutenções do serviço são anunciadas em http://www.setic.ufsc.br na seção “Calendário de Manutenções e Avisos”.
10) Atendimento presencial
Dúvidas sobre o serviço e podem ser dirigias presencialmente na Coordenadoria de Suporte de Serviços junto a SeTIC no horário entre 08:00 e 18:00 horas de segunda a sexta feira.
11) Atendimento Remoto
Duvidas sobre o serviço podem ser sanadas através do site http://ti.ufsc.br ou dirigidas a CSS através do e-mail ou pelo ramal 6333.