Serviço de VPN (Virtual Private Network)

Serviço de VPN (Virtual Private Network)

1) Nome do Serviço

Serviço de VPN (Virtual Private Network)

 

2) Site do Serviço e Guia do Usuário

https://servicosti.sistemas.ufsc.br/publico/detalhes.xhtml?servico=112

 

3) Descrição do Serviço

Após a realização de cadastro no sistema de controle de acesso a rede e serviços de rede da redeUFSC o usuário pode realizar login neste sistema.

O serviço VPN permite aos usuários cadastrados se conectarem a redeUFSC remotamente a partir de qualquer conexão de rede disponível em qualquer lugar do mundo, incluindo a partir de casa, de muitos hotéis, e até mesmo dentro de algumas redes de empresa.

 

4) Escopo do serviço

Este serviço é prestado para alunos professores e técnicos da instituição na forma de autoserviço, ou seja, o próprio usuário é responsável pelo cadastro e pela configuração do serviço em seu computador

 

5) Características do Serviço

Quanto se utiliza VPN, um endereço IP da redeUFSC é atribuído dinamicamente  a um computador que está fora do campus. Com o endereço IP da redeUFSC você pode acessar recursos computacionais e serviços de TI restritos a usuários conectados na redeUFSC tais como (servidores de arquivos, portal Capes, serviços de impressão, serviços de correio eletrônico, e outros).

O serviço de VPN pode ser configurado em diversos sistemas operacionais entre eles:

– Windows, Linux e MacOS.

 

6) Responsabilidades

  • Da SeTIC: Cabe a SeTIC através do DTR a implementação e manutenção da infraestrutura computacional responsável pelo provimento do serviço.
  • Usuários: Cabe aos usuários utilizar o serviço segundo as políticas de utilização da redeUFSC .

 

7) Como requisitar o serviço

O serviço não precisa ser requisitado, pois já vem habilitado para que todos os usuários cadastrados no sistema de controle de acesso UFSC tenham acesso.

 

8) Disponibilidade do Serviço

O serviço de VPN está disponível em regime 24×7 (vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana).

 

9) Manutenções

As manutenções do serviço são anunciadas em http://www.setic.ufsc.br na seção “Calendário de Manutenções e Avisos”.

 

10) Atendimento presencial

Dúvidas sobre o serviço e podem ser dirigias presencialmente na Coordenadoria de Suporte de Serviços junto a SeTIC no horário entre 08:00 e 18:00 horas de segunda a sexta feira.

 

11) Atendimento Remoto

Duvidas sobre o serviço podem ser sanadas através do site http://ti.ufsc.br ou dirigidas a CSS através do e-mail ou pelo ramal 6333.