DTR

  1. Infraestrutura redeUFSC
    • Meta:
      • Revitalização da rede de apoio computacional da UFSC (fase III) visando: gerenciamento completo, índice de disponibilidade de 99,5% no backbone e 99,0% nas subredes, taxas de multigibit e ampliação da redeUFSC Sem Fio
    • Resultados esperados:
      1. Aumentar o nível de redundância, confiabilidade, desempenho e gerenciabilidade.
      2. Possibilitar a universalização das taxas de transmissão para faixas Multi-Gigabit, planejar o crescimento, ampliar o acesso através da rede sem fio
    • Ações principais:
      1. Reestruturação do cabeamento óptico em nível de campus incluindo o Georeferenciamento da infraestrutura de passagem
      2. Revitalização do cabeamento lógico (UTP) nas unidades com infraestrutura degradada. Integração com cabeamento da telefonia convencional
      3. Prover Gigabit Ethernet no “desktop” em ao menos 60% das portas
      4. Ampliação do Backbone da rede para taxas de 10Gbps
      5. Ampliação da redeUFSC Sem Fio com cobertura 90% de toda a instituição, padrão 802.11n em 100% das unidades
      6. Dotar a infraestrutura de dispositivos do tipo Nobreaks para minimizar o efeito das quedas de energia especialmente na telefonia IP e na rede sem fio
  2. Centro de Dados
    • Meta:
      • Consolidação e Virtualização do Centro de Dados objetivando redução em 80% do número de servidores instalados e melhoria da gestão
    • Resultados esperados:
      • Confiabilidade, Redução do número de servidores, racionalização do uso de energia elétrica, espaço físico e refrigeração, minimização do esforço de administração e gerência
    • Ações principais:
      • Equacionar as questões relativas a expansão de licenças do software VMWare
      • Consolidar e virtualizar os serviços básicos de rede
      • Implantar/Configurar os novos sistemas de armazenamento
      • Consolidar e virtualizar os serviços de correio eletrônico
      • Consolidar e virtualizar os serviços de servidores WEB
  3. Sistema de Telefonia e Comunicação
    • Meta:
      • Manutenção e Modernização do Sistema de Telefonia e Comunicação
    • Resultados esperados:
      • Maior confiabilidade do sistema
      • Menor dependência de soluções proprietárias
      • Padronização
      • Contabilização de uso
      • Menor dependência de sistemas legados e desatualizados
      • Convergência
    • Ações principais:
      • Levantamento dos sistemas (centrais telefônicas) e serviços existentes
      • Elaboração de termos de referência para contratação de serviços para manutenção da telefonia convencional
      • Estudo de soluções para substituição das centrais telefônicas convencionais por sistemas baseados em IP
      • Elaboração de termos de referência para aquisição de soluções de telefonia e comunicação baseados em IP
      • Migração de 50% dos ramais convencionais para ramais IP
      • Integração Telefonia, Video Conferência, Fax, Correio Eletrônico
  4. Softwares Utilizados na UFSC
    • Meta:
      • Regularização/Padronização dos softwares utilizados na instituição especialmente nas atividades de gestão e laboratórios de informática
    • Resultados esperados:
      • Melhorar a imagem da Instituição perante a comunidade e fornecedores
      • Minimizar os problemas decorrentes do uso de software não licenciado
    • Ações principais:
      • Inventariar os softwares em uso na administração da UFSC
      • Padronizar e especificar os softwares que serão adotados em suas diversas categorias
      • Inventariar os software em uso nos Laboratórios
      • Padronizar softwares a serem utilizados por categoria
      • Elaborar termo de referência para licenciamento dos softwares
      • Licenciar softwares de uso corporativo
      • Definir politicas de utilização
      • Definir estratégia de implantação
  5. Site Backup
    • Meta:
      • Implantação do Site Backup na sala Cofre
    • Resultados esperados:
      • Dotar a UFSC das condições necessárias para reagir a um eventual desastre ou falha de operação no “Centro de Dados do UFSC”
    • Ações principais:
      • Implantação da infraestrutura de conexão óptica entre os dois prédios
      • Instalação e configuração da rede de conexão
      • Instalação e configuração do sistema de armazenamento de dados
      • Instalação e configuração dos servidores de rede
      • Planejar a conexão dos pontos de concentração da rede a sala cofre
      • Definição do plano de contingência incluindo os planos de testes regulares (Disaster/Recovery)
  6. Sistema de Impressão e Imagem da UFSC
    • Meta:
      • Modernização do sistema de impressão e de imagem da UFSC (Serviço de Impressão Departamental)
    • Resultados esperados:
      • Melhoria na qualidade do serviço
      • Padronização
      • Redução de custos
    • Ações principais:
      • Levantamento da situação atual
      • Levantamento dos serviços de impressão e tratamento de imagem disponíveis no mercado
      • Especificação de requisitos do serviço
      • Elaboração do termo de referência para contratação
      • Licitação e contrato do serviço
      • Implantação e acompanhamento
  7. Infraestrutura do Centro de Dados
    • Meta:
      • Adequação da infraestrutura física do Centro de Dados para possibilitar operação automatizada e disponibilidade operacional de 99,9999% (NPD)
    • Resultados esperados:
      • Minimizar as indisponibilidades do serviços causados por falhas na infraestrutura física, monitoramento e operação remota.
    • Ações principais:
      • Redimensionamento e atualização da rede elétrica
      • Redimensionamento, adequação, automação e gerencia do funcionamento dos equipamentos (Nobreak, grupo gerador, ar condicionado…)
      • Implantar mecanismos de monitoração e controle de acesso
      • Treinamento da equipe de operação/monitoração
  8. Serviço de Correio Eletrônico da UFSC
    • Meta:
      • Reestruturação do serviço de correio eletrônico da UFSC
    • Resultados esperados:
      • Serviço mais confiável, estável e amigável
      • Domínios @.*.ufsc.br consolidados e ativação do domínio @ufsc.br
    • Ações principais:
      • Estudo das soluções open source disponíveis (infraestrutura e clientes)
      • Especificação de requisitos (cotas, autosserviço, LDAP, administração WEB, alta disponibilidade)
      • Implementação da solução de homologação
      • Implantação do serviço piloto para o domínio @setic.ufsc.br
      • Implantação do serviço para o domínio @ufsc.br
      • Consolidação dos diversos domínios @*.ufsc.br em um servidor
      • Avaliar o uso de serviço tipo Google especialmente para alunos
  9. Autoridade Ceritificadora AC-UFSC
    • Meta:
      • Consolidar os serviços da autoridade certificadora AC-UFSC/ICPEDU
    • Resultados esperados:
      • Melhoria da segurança da informação
    • Ações principais:
      • Revisão das funcionalidades
      • Disseminar o uso de certificado digital para o serviço de correio eletrônico
      • Disseminar o uso de certificado digital para o serviço WEB
      • Estudo e prototipação do serviço de certificado digital para serviço de redeUFSCSemFio e VPN
      • Estudo e prototipação do serviço de certificado digital para serviço dos sistemas de gestão acadêmica
      • Divulgação
      • Treinamento dos usuários
  10. Centro de Tratamento de Incidentes de Segurança da UFSC (CSIRT-UFSC)
    • Meta:
      • Implantação CSIRT-UFSC – Computer Security Incident Response Team Centro de Tratamento de Incidentes de Segurança (Setic)
    • Resultados esperados:
      • Disseminação da cultura de segurança da informação
      • Equipe dedicada para fornecer uma ampla compreensão das ameaças de segurança
      • Resposta ágil e adequada aos incidentes
      • Politica de segurança
    • Ações principais:
      • Estudar modelos de Centros de Tratamento de Incidentes de Segurança
      • Definir atribuições e atividades do CSIRT-UFSC (http://www.cert.org/csirts/services.html)
      • Definir a estrutura de funcionamento do CSIRT-UFSC (www.cert.org/archive/pdf/03hb001.pdf)
      • Implantar o CSIRT-UFSC
      • Definir o plano de metas 2010/2011 do CSIRT- Cursos: Fundamentals of Incident Handling (FIH) (25-29/out), Advanced Incident Handling for Technical Staff (AIH) (29-03/nov)
  11. Gerencia FCAPS para rede, serviços e aplicações
    • Meta:
      • Melhorar a qualidade da redeUFSC, serviços e aplicações
    • Resultados esperados:
      • Maior controle da rede, serviços e aplicações
      • Transparência
      • Geração de indicadores
    • Ações principais:
      • Implantar a gerência de configuração
      • Melhorar a gerência de falhas
      • Implantar a gerência de desempenho
      • Implantação da Sala de Situação
  12. Laboratórios de Informática
    • Meta:
      • Integração, gerenciamento e virtualização dos Laboratórios de Informática da UFSC
    • Resultados esperados:
      • Padronização
      • Facilidade de gerenciamento e manutenção dos equipamentos
      • Estatísticas de uso
      • Planejamento de capacidade
      • Mobilidade
    • Ações principais:
      • Levantar um grupo de aplicativos para manutenção, gerenciamento, segurança e autenticação paraLabInfos
      • Documentar a utilização destes para implantação nos LabInfos
      • Adequar o Sistema de Acesso Remoto (RAS) da UFSC para atender as necessidades dos LabInfos
      • Elaborar treinamentos para os Administradores dos LabInfos
      • Avaliação de ambientes para virtualização (VMWare, Windows)
      • Implantação piloto
  13. Infraestrutura de Autorização e Autenticação
    • Meta:
      • Implantação de uma Infraestrutura de Autorização e Autenticação aderente ao projeto CAFe(Comunidade Acadêmica Federada) da RNP
    • Resultados esperados:
      • Estrutura de autenticação e autorização padrão CAFe
      • Mobilidade nacional e internacional
      • Acesso a informações como base na identidade
    • Ações principais:
      • Implementar a estrutura e as diretivas do Projeto CAFe (da RNP)
      • Desenvolver o serviço ID redeUFSC (Identidade redeUFSC) com objetivo de criar o login único paraos serviços de rede e aplicações
      • Compatibilizar os Serviços de Autenticação da UFSC para esta infraestrutura (RAS, Rede Sem Fio,VPN, etc)
      • Adaptar o novo sistema de e-mails para trabalhar nesta estrutura
      • Disponibilizar o serviço
  14. Catálogo de Serviços
    • Meta:
      • Melhorar a qualidade dos serviços e do suporte aos serviços prestados pelo DTR/SeTIC
    • Resultados esperados:
      • Ampliação do uso
      • Maior satisfação dos usuários, e da equipe de suporte
    • Ações principais:
      • Elaborar catálogo de serviços contemplando seu SLA
      • Publicar o catálogo de serviços no site da SeTIC
      • Promover os ajustes nos serviços para adequação ao catálogo
      • Elaborar plano de treinamento para equipe de suporte de serviços
      • Ministrar os cursos
      • Padronizar serviços, software e soluções
      • Documentar procedimentos de utilização de soluções e serviços
      • Elaborar plano de treinamento de serviços e soluções para os usuários (Workshops)
      • Pesquisa de satisfação
  15. Governança da Infraestrutura e dos Serviços de TIC
    • Meta:
      • Aprimorar/definir o modelo de governança da infraestrutura e dos serviços de TIC
    • Resultados esperados:
      • Melhoria na organização da prestação dos serviços
      • Alinhamento aos objetivos estratégicos da UFSC
      • Maior controle do ciclo de vida dos serviços
    • Ações principais:
      • Avaliar os modelos de governança voltados a infraestrutura e serviços (ITIL V3 , Cobit 4.1, ISO 270X)
      • Capacitação da equipe
      • Adoção de um ou mais modelos de governança
      • Selecionar ferramentas de apoio
      • Avaliar/corrigir rumos
  16. Iniciativa UFSC para Sites WEB
    • Meta:
      • Ampliação do projeto “Iniciativa UFSC para Sites WEB” para todas as unidades academicas eadministrativas da UFSC
    • Resultados esperados:
      • Melhoria da comunicação institucional via Internet
      • Apresentar informações consistentes
      • Padronização
      • Facilidade de uso e eliminação do retrabalho
    • Ações principais:
      • Promover treinamento das unidades na utilização do WordPress (ambiente de construção das páginasWEB da UFSC)
      • Identificar o nível de informação a ser publicado no portal
      • Adequar o portal as recomendações:
        • Identidade visual da UFSC
        • Governo Federal
        • Acessibilidade
        • Internacionalização
      • Integração do ambiente de gestão de conteúdo WEB aos sistemas de gestão operacional (CAGR, CAPG,etc)
      • Migrar os sites das unidades administrativas da UFSC para o ambiente
      • Migrar os sites das unidades acadêmicas da UFSC para o ambiente