DSI

  1. Reestruturação dos Processos
    • Meta:
      • Reestruturação dos Processos com base no CMMI-DEV Nível 2
    • Resultados esperados:
      • Melhoria da produtividade
      • Organização do ambiente de desenvolvimento
      • Maior controle nos processos
      • Padronização
    • Ações principais:
      • Formalização do documento de requisitos Moodle
      • Melhorias no LIT e Redmine
      • Acompanhamento da implantação do processo (Gerenciamento, Qualidade e Configuração)
      • Melhoria do processo, com base nas métricas coletadas e analisadas
      • Manualização do processo de desenvolvimento de software
  2. Lotus Notes
    • Meta:
      • Agilizar o atendimento da Instituição, utilizando aplicativos desenvolvidos com o software Lotus/Notes
    • Resultados esperados:
      • Atendimento com maior rapidez nos procedimentos de desenvolvimento
    • Ações principais:
      • Implementação de novas funcionalidades no aplicativo do CEUA – Comissão de Ética de Uso de Animais
      • Desenvolvimento de aplicativo para portaria normativas da UFSC
  3. Ambiente de Suporte ao Ensino – Moodle
    • Meta:
      • Utilizar Plataforma Moodle para o ambiente virtual de ensino-aprendizagem nos cursos de EaD e Presencial
    • Resultados esperados:
      • Atendimento a Instituição na área de ensino-aprendizagem, usando o software Moodle
    • Ações principais:
      • Implementação de procedimentos para garantir a disponibilidade do Moodle 24×7
      • Desenvolver nova sincronização de dados com os sistemas acadêmicos
      • Concentrar acesso ao sybase a um único servidor, usando webservice
      • Implantação, customização e teste da versão Moodle 2.0
      • Implantação do Moodle para a Divisão de Capacitação e Afastamento para Formação (DCAF)
  4. Sistema de Gestão Acadêmica (WEB)
    • Meta:
      • Atualizações e melhorias no Sistema de Gestão Acadêmica (WEB)
    • Resultados esperados:
      • Atendimento a Instituição, usando aplicativos desenvolvidos com softwares web (em linguagens java, php, etc)
    • Ações principais:
      • Desenvolver módulo para gerenciamento de programas de disciplinas e planos de ensino
      • Desenvolver sistema unificado para controle de bolsas na UFSC
      • Implantar módulo de matricula online em disciplinas isoladas/ouvintes, nos departamentos de ensino, para os alunos da comunidade externa
      • Implementar novas funcionalidades no sistema de Intercâmbio (alunos regulares da graduação e alunos estrangeiros)
      • Implementar novas funcionalidades no sistema Collecta para pesquisas institucionais e avaliação de cursos
      • Desenvolver sistema de registro de funções na instituição (Exemplo.: Tutores EaD, Usuários externos da BU, RAS)
      • Desenvolver sistema de alocação de espaço físico
      • Desenvolver sistema de controle para o Fundo de Apoio ao Ensino de Graduação (FUNGRAD)
      • Implementar novas funcionalidades no sistema SEPEX (módulo de autenticação com LDAP, módulos de emissão)
      • Implementar novas funcionalidades no sistema CAPG (módulos de consultas para professores)
      • Desenvolver aplicativo para confirmação de matricula no EaD
  5. Sistema de Gestão Acadêmica (Cliente/Servidor)
    • Meta:
      • Atualizações e melhorias no Sistema de Gestão Acadêmica (Cliente/Servidor)
    • Resultados esperados:
      • Atendimento a Instituição, usando aplicativos desenvolvidos com softwares cliente/servidor
    • Ações principais:
      • Novas implementações no sistema acadêmico da pós-graduação (CAPG), para atender a residência médica
      • Novas implementações no sistema acadêmico da graduação (CAGR), para integrar as turmas e disciplinas com o Pergamum para especificação do plano de ensino
      • Novas implementações no sistema acadêmico da pós-graduação (CAPG), para integrar ao Coleta CAPES
      • Desenvolvimento do sistema de custos (gerenciamento dos custos na UFSC em todos os setores)
      • Implementações no sistema gestor de capacitação para utilização pelo Moodle
      • Desenvolvimento sistema de registros de alunos do NDI
  6. Softwares de Gestão Administrativa
    • Meta:
      • Implantação e acompanhamento de softwares externos para uso administrativo
    • Resultados esperados:
      • Utilização de novos sistemas on-line para gestão administrativa
    • Ações principais:
      • Utilização do software Pentaho para gerenciamento de informações e inclusão de novas funcionalidades
      • Implantação do Dbspace para atendimento da BU, Agecom e Unasus
      • Acompanhamento do sistema de controle de processos administrativos (CPA)
      • Acompanhamento do sistema de almoxarifado e materiais (ALX)
      • Acompanhamento do sistema de patrimônio (SIP)
      • Acompanhamento do sistema de compras e licitações (SCL)
      • Estudo de softwares para utilização em relógios pontos