Documento de oficialização de demanda (DoD) de serviços de nuvem

Com objetivo de melhorar o processo de gestão do uso dos recursos do centro de dados e também buscando adequação da UFSC as normas governamentais, em especial à Instrução Normativa 04 (IN04), a Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento, através da SeTIC elaborou o “Documento de Oficialização de Demanda de Serviços de Nuvem”.

Por serviços de nuvem entendem-se todos os serviços que serão hospedados no centro de dados da UFSC, que podem ou não incluir itens como espaço de armazenamento, máquinas virtuais para processamento, hospedagem de sites com alto volume de acessos, processamento e/ou finalidades específicas, etc. – Infraestrutura como serviço (IaaS). Para serviços do Páginas, hospedagem de sites simples e Pastas, este documento não é necessário.

Este registro de demandas subsidia as informações necessárias para a previsão de aquisição e alocação de novos recursos, possibilitando a manutenção e evolução da infraestrutura do centro de dados para prover os serviços de nuvem.

Para atender de forma mais eficiente as demandas, solicita-se que inicialmente seja aberto um chamado junto a nossa equipe do Centro de Dados, que avaliará a demanda. Caso não haja um serviço que já atenda sua necessidade a equipe solicitará o preenchimento do Documento de Oficialização de Demanda de Serviços de Nuvem. Para solicitar a análise de sua demanda, utilize o link abaixo, descrevendo sua demanda.

Abertura de análise de demanda por serviço de nuvem